quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TIPOLOGIA DE REDE EM ESTRELA




Pode-se formar redes com tipologia estrela interligando computadores através de switches, a topologia estrela é caracterizada por um elemento central que controla o fluxo de dados da rede, estando directamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "estrela". A informação circula na rede e é enviada de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, os dados não irão passar por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de rotear o sinal para as estações solicitadas, economizando tempo.

-Vantagem: Como este tipo de tipologia não possui uma administração central, caso um equipamento apresente problemas, a rede permanece estável.
-Desvantagem: Pode haver colisões. Qualquer problema no equipamento que é o centro da estrela paralisa a rede.





Mário Anjos
Jorge Sousa
Mykhaylo Bilinkevych

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tipologia em malha


Tipologia de rede em malha



Tipologia em malha
Este tipo de topologia é feito através de uma ligação ponto a ponto entre cada computador da rede, tendo a vantagem de permitir que cada computador disponha de uma linha privilegiada de comunicação com qualquer outro dispositivo da rede. Como existe uma certa redundância de meios de comunicação entre os vários dispositivos de rede, mesmo que existam falhas em algumas conexões, é improvável que essas falhas impossibilitem a comunicação entre quaisquer dois computadores da rede. Contudo, este tipo de arquitectura pode revelar-se impraticável se for muito grande o número de computadores numa rede local.
Tipologia em malha (Mesh)
Os computadores interligam-se entre si,
ponto a ponto, ou seja, existem diversos
caminhos para se chegar ao mesmo
destino.
Esta tipologia é muito utilizada em WAN’s.
Vantagens:
– Existem vários caminhos possíveis para a
comunicação.
Desvantagens:
– Alta complexidade da rede;
– Elevado preço do equipamento de
interligação de nós.



Este Trabalho foi elaborado por : Odete Colaço e Fernando Domingues

Tipologia em Anel






Bibliografia:
http://paginas.fe.up.pt/~goii2000/M3/redes2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede
http://www.scribd.com/doc/24814298/Acessos-e-tipologias

Autores:
Ana Brázio
Rita Guerreiro
Joana Ferreira

Tipologia em árvore

Estrela hierárquica

• É uma tipologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes.
• Existem um ou mais servidores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros servidores.
• Esta tipologia facilita a manutenção do sistema e permite detectar avarias com mais facilidade, relativamente às tipologias em barramento, anel e duplo anel.
• Esta é uma solução muito utilizada tanto em LAN’s como em redes CAMPUS



Exemplos de imagens de tipologia em árvore.




Composta por vários níveis hierárquicos, assumindo o meio físico uma estrutura arborescente com vários níveis, onde os pontos de acesso ocupam o lugar de folhas da árvore. Esta forma pode ser vista como resultante da interligação hierarquizada de várias topologias em estrela.

Trabalhado elaborado por:

Fernando Manuel Duarte
Vânia Banza
Lénia Borges

Tipologia em Barramento (Bus)

Consiste num único canal/cabo central ao longo do qual se ligam os computadores que formam a rede local, é partilhado por todas as estações de rede e não existe uma estação que controla o bus.


Vantagens:
-Simples e fácil de instalar;
- Requer menos cabos;
- Fácil de entender;
- Pouco equipamento.

Desvantagens:
- A rede fica mais lenta em períodos e uso intenso;
- Os problemas são difíceis de isolar;
- Ao desconectar um cabo a rede fica inoperante;
- Obrigatoriedade de fazer “refresh” cada vez que se adiciona nova equipamento.




Autores: Patricia Pirraça, Helder Lebreiro e Ricardo Galope

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diagrama

O computador liga mas o Rato não funciona

Retire o conector do rato do computador e volte a ligar. Neste caso não precisa de reiniciar o PC. Caso o seu rato for um rato sem fios, verifique se tem pilhas e substitua por umas novas e carregue no botão que está por baixo. Caso o rato continue sem der, troque o seu rato.


Se um rato não funciona bem deve:

  • Verificar se os cabos estão bem ligados,
  • Deve limpa-lo
  • Verificar se está bem configurado.
  • Se estes passos não resolverem o problema, substitua-o.

Se não consegue arrancar com o Windows XP da primeira vez, utilize o disco de instalação

Às vezes, nem sequer a última boa configuração conhecida o vai ajudar. Não importa quantas vezes reinicie o sistema, o PC não “regressará à vida”. Assim, o System Restore deixa de ser uma opção. Felizmente, o CD do Windows XP faz as vezes de disco de arranque que também contém ferramentas e utilitários que pode usar para reparar a sua instalação e corrigir problemas. Se isto se torna na sua única opção, então a primeira coisa que precisa de fazer é assegurar-se que o sistema está configurado de modo a que possa arrancar da drive de CD-ROM.

Reinicie o PC. Quando lhe for pedido, prima a tecla apropriada para entrar no setup, (normalmente, é a tecla [Del] ou uma tecla de função). Procure a secção que tem os pormenores acerca da sua sequência de arranque e use as teclas de cursor e [+] e [-] para definir o leitor de CDROM como primeiro dispositivo de arranque. Grave as alterações e o PC reiniciará automaticamente: assegure-se que o CD do Windows está na drive. Prima qualquer tecla para arrancar a partir da drive de CD quando lhe for pedido e pouco depois o menu de Setup aparece. Prima [R] e terá acesso à consola de recuperação.

Mensagens de erro

Não é um cenário fora do comum. O leitor prime o botão de ligar e espera enquanto o seu computador arranca. No entanto, o processo corre bem até certa altura e depois pára, ou recebe um tipo qualquer de mensagem de erro misteriosa a que não consegue dar a volta.

Os porquês terão de esperar – agora só precisa algum tipo de reacção para que saiba que os seus dados ainda lá estão e ainda estão a salvo.

Tal como em versões anteriores, o modo de segurança dar-lhe-á acesso a uma versão “básica” do Windows, correndo com um número mínimo de drivers. Carregar em [F8] na altura certa torna esta opção disponível.

No entanto, em vez de reiniciar o seu PC e tentar premir o botão na altura certa, há uma maneira mais fácil de chegar ao modo de segurança. Pode acrescentar o modo de segurança à lista de opções de arranque que normalmente mostra outros sistemas operativos.

A sua máquina recusa-se a arrancar? Alguns truques na manga...

Embora seja o sistema operativo mais estável que a Microsoft construiu até agora, isso não quer dizer que vá ter uma “Xperiência” livre de problemas. Os PCs são imprevisíveis, particularmente com a vasta gama de aplicações de software e componentes de hardware que lhes pode ser instalado. É inevitável que haja algum tipo de conflito ou avaria pelo caminho, resultando em ataques de nervos e aumento de níveis de stress. Mas não precisa de ser assim.

Problemas do registo

Ainda bem que o Windows tem uma ferramenta para restaurar um Registry danificado. Este programa corre à medida que o Windows arranca, e grava uma cópia de segurança completa de toda a informação do Registry uma vez por dia, por isso tem sempre mais do que uma cópia a que recorrer. Esta ferramenta pode restaurar cópias do Registry em boas condições e pode tentar um procedimento de reparação se não tiver nenhuma cópia funcional – veja o passo a passo para ver como a usar.


Se o Registry não for o problema, faça um teste de choques de aplicações ou de drivers. Antes de começar, pergunte-se se instalou software ou hardware novo mesmo antes do problema se ter manifestado. Se não, então provavelmente isto não é a causa, embora valha sempre a pena verificar. Para começar, veja se o Windows arranca como deve ser em modo de segurança. Reinicie a sua máquina e mantenha premido [Ctrl] antes de o Windows começar a carregar – verá o Windows Startup Menu. Seleccione o modo de segurança, ultrapassando os drivers e definições normais das aplicações. Se o modo de segurança chegar ao ambiente de trabalho, é pouco provável que seja o próprio Windows a estar danificado.