quinta-feira, 3 de março de 2011

Instalação de Drivers

A maior dificuldade após uma reinstalação do Windows é a instalação de drivers. Não pelo trabalho em si, que é relativamente fácil, o desafio está em encontrar o driver correcto para determinado hardware. Quando existe o CD de instalação, é fácil, pois o programa encarrega-se de detectar e instalar automaticamente o driver correcto. Mas, quando temos que "caçar" os drivers, então complica-se um pouco.
É muito importante conhecer o que existe no seu computador. Uma boa ferramenta para saber o que há na sua máquina é o PC Wizard, um programa simples e muito útil. Ele faz uma análise completa de todo hardware e software instalado no computador, além de exibir várias hiperligações, com informações sobre os periféricos e drivers para download. É ainda possível criar relatórios completíssimos sobre o computador. Com o PC Wizard você terá conhecimento do que existe na sua máquina. Anote os nomes e modelos de todas as peças, procure os drivers na Internet (isso se você não os tiver), e parta para a formatação e reinstalação do Windows.
Um driver que se deve ter e é praticamente obrigatório nestes casos, é o do modem. Isso porque, caso você não encontre os outros, poderá ligar-se à Internet e fazer o seu download..
Para instalar um driver, primeiro, abra as propriedades do sistema, apertando juntos WinKey (aquela com o símbolo do Windows) e Pause/Break (perto do teclado numérico, à direita), ou então clicando com o botão direito no Meu Computador e indo a Propriedades.
Estando lá, seleccione e abra Hardware, e clique no botão Gestor de dispositivos. Aparecerá uma lista com todos os componentes do seu computador. Os ícones de interrogações amarelas, com uma pequena exclamação de lado, são os componentes "órfãos de drivers". Tente identificar ao que ele se refere. Observe bem o nome: Communication device significa modem; multimedia device, placa de som, e assim por diante.
Iremos utilizar como exemplo a instalação do driver da placa de som, modelo C-Media Mixer CMI8738 onboard. Tendo o driver disponível, descompacte-o numa pasta qualquer; a nossa será a C:\Driver. No Gestor de dispositivos, clique com o botão direito no item Multimedia Device (ou algo parecido), que tem um ícone de uma interrogação amarela. Seleccione Actualizar driver...
No primeiro separador, escolha a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e avance.
No próximo separador, deixe marcada a opção Procurar o melhor driver nestes locais. Desmarque a opção Pesquisar mídia removível e marque Incluir este local na pesquisa. Clique no botão Procurar e aponte a directoria onde se encontra o driver descompactado, no nosso caso, C:\Driver. O botão Ok só estará disponível se na directoria apontada houver um driver. Clique em avançar. O Windows identificará o driver, e caso seja o correcto, instalará. Caso não seja este, surgirá um separador informando que não é possível continuar o assistente, pois não foi encontrado o driver correcto. Quando isso acontecer, procure outro driver, e recomece o processo. Em caso de sucesso, um separador informará que correu tudo bem e o hardware está pronto para ser usado. Algumas instalações necessitam de reinicializarão. Finalizando, procure informar-se sempre sobre novos drivers. Eles fornecem melhoras significativas, e exploram ao máximo a capacidade dos periféricos.
Autores: Patrícia Pirraça, Helder Lebreiro e Ricardo Galope

Sem comentários:

Enviar um comentário